Calendário da moda: entenda as temporadas do mundo

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Mais um ano começou e com isso a próxima temporada de desfiles se aproxima. Mas hoje não vamos falar de nenhuma tendência que está fazendo a cabeça dos fashionistas, e sim entender melhor como funciona o calendário da moda ao redor do mundo.

Para quem já é do mundo da moda isso pode até parecer bobo, mas confesso que sempre que tentava acompanhar uma semana de moda, me via perdido com tantos desfiles e nunca entendia a lógica deles, pois como uma grife desfilava sua coleção outono/inverno somente no final do estação? Isso quando o desfile não acontecia no verão!

E para complicar ainda mais, o nosso fuso horário é o inverso do fuso do hemisfério norte, isto é, quando estamos no nosso verão, eles estão no inverno, fazendo com que nosso calendário da moda também fique invertido. Porém, depois de algumas pesquisas e temporadas, me acostumei com tantas datas de desfiles e hoje vou simplificar para vocês começarem a entender também.

Os desfiles internacionais (Nova York, Londres, Milão e Paris) do primeiro semestre de 2016 são referentes ao outono 2016/inverno 2017 do hemisfério norte. Isso ocorre, pois essas coleções chegarão às lojas somente em setembro e ficarão até março de 2017. Já as coleções primavera/verão 2017 internacionais são apresentadas nas fashion weeks (semanas de moda) do segundo semestre e entram nas lojas no final de março/17, saindo em setembro/17.

Fashion Weeks, Calendário da moda
Entenda as temporadas da moda

Já no nosso caso, a São Paulo Fashion Week segue as tendências da moda internacional, porém adapta as peças de roupa ao mercado brasileiro. Lançando, assim, o verão 2017 em abril de 2016 e o inverno 2017 em outubro de 2016.

Confira aqui, o calendário completo da moda ao redor do mundo para o primeiro semestre de 2016.

Ps.: Existem marcas que também lançam coleções extras durante o ano. São chamadas Resorts/Cruises e Pre-Falls e elas fazem um prévia da próxima estação.

Caso tenha ficado alguma duvida, não se preocupe! Vamos sempre atualizar nosso blog com as tendências nacionais e internacionais, então fique sempre de olho.

 

 

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×